Joel do Sindicato

Nome Completo:   Joel Pedro Alves

Partido:   DEM

Data de Nascimento:   25 de Janeiro de 1970

Telefone:   984041413

E-mail:   joeldosindicato@parauapebas.pa.leg.br

Número do Gabinete:  

Fax:  

Biografia:  

JOEL PEDRO ALVES,

Joel Pedro Alves, conhecido popularmente por “Joel do Sindicato”, nasceu na cidade de Goianésia (GO) no dia 25 de janeiro de 1970. Após seu nascimento, seus pais mudaram para o município de Uruaçu (GO). É filho de Geraldo Pedro Alves e Maria Gomes Alves, ambos lavradores, pessoas simples, mas muito dedicados na criação dos filhos. De uma família de sete irmãos, Joel é o quinto filho. Seus pais sempre trabalharam na zona rural para a provisão do lar e, apesar da simplicidade, deixaram um legado de grande valor para seus filhos.

A família residiu no município de Uruaçu até Joel completar a idade de 12 anos, quando todos se mudaram para as terras paraenses, precisamente para o município de Eldorado do Carajás, onde continuaram a labuta, também na zona rural. Joel, desde os sete anos de idade, já ajudava seus pais na agricultura.

Joel Alves teve sua adolescência e juventude moldadas no grande exemplo de seus pais, que serviram de referencial na formação de seu caráter. Além da agricultura, também como muitos nesta região, Joel tentou a sorte no garimpo.

No ano de 1987, veio morar em Parauapebas, acompanhando o nascimento de um município promissor e trabalhando nas oportunidades que iam surgindo na época, como garçom, frentista, caminhoneiro, taxista, colaborador em empresas contratadas da Vale, motorista de vans do transporte coletivo e motorista de ônibus em algumas empresas do ramo, entre elas a Transbrasiliana.

Vida pública

Em 2008, “Joel do Sindicato” filiou-se ao Partido dos Trabalhadores (PT), onde militou e ajudou a eleger alguns nomes no cenário político da época. No mesmo ano, tornou-se secretário do Sindicato dos Rodoviários (Sintrodespa), desempenhando muito bem a sua função até o ano de 2012, quando, naquela oportunidade, lançou-se candidato a presidente do sindicato, sendo eleito por unanimidade. Como presidente, desenvolveu um excelente trabalho, fazendo com que o seu esforço e dedicação fossem reconhecidos pela luta em defesa dos associados.

Na militância política, Joel ainda teve uma passagem rápida no PTB e em 2016 lançou-se candidato a vereador pelo DEM, alcançando a quantia de 2.156 votos, eleito, portanto, a uma das quinze vagas que compõem o Poder Legislativo de Parauapebas para um mandato de quatro anos (2017/2020).