Francisca Ciza

Nome Completo:   Francisca Ciza Pinheiro Martins

Partido:   DEM

Data de Nascimento:   4 de Outubro de 1961

Telefone:   984078494

E-mail:   francisca.ciza@parauapebas.pa.leg.br

Número do Gabinete:   06

Fax:  

Biografia:  

FRANCISCA CIZA PINHEIRO MARTINS,

Francisca Ciza nasceu em outubro de 1961, na cidade de Presidente Dutra (MA) e foi criada em Barra do Corda (MA), permanecendo nesta última cidade até meados de 1984, época em que decide mudar-se para Parauapebas, com o objetivo de encontrar melhores condições de vida para sua família. Ela conta com orgulho a vida simples de seus pais, Anaide Saraiva e Luis Cândido – pilares de valores nobres –, os quais a tornaram mãe de cinco filhos homens, sendo três casados que lhe deram três netos.

Ela afirma com alegria a posição de ser uma servidora pública concursada tanto no município quanto no estado, uma carreira sólida conquistada com amor e dedicada a esta cidade.

É licenciada plena em filosofia e pós-graduada em gestão escolar, tendo direcionado sua formação para a educação e apaixonada pela docência, que aprendera com o tempo a nobre arte de gerir pessoas e escolas. Uma trajetória de vitórias e inúmeras conquistas, alcançado cargos importantíssimos, entre os quais a direção geral da escola sede Estadual Eduardo Angelim, e a importante pasta da Secretaria de Educação do município, atuando como secretária da mesma.

Em processo de aposentaria, orgulha-se em afirmar que a educação lhe proporcionara as bases para lidar com pessoas e seu interesse em ingressar na política – um meio e não um fim –, para poder ajudar as pessoas em suas comunidades.

A caminhada para a eleição a cargo público vem ocorrendo aproximadamente há cinco anos, tendo disputado as eleições em 2012 com uma expressiva quantidade de votos, experiência que lhe servira para a grande conquista da atual legislatura. Lembra com orgulho que sua campanha fora marcada por encontros maravilhosos – e dedica esta vitória a todos aqueles que estiveram ao seu lado.

Francisca Ciza agradece a confiança demonstrada pelas lideranças dos partidos pelos quais já passou, primeiramente o PSDB e atualmente o DEM, pois acredita que sua formação social democrata a levou a acreditar nesse sonho de poder servir à comunidade.

Ela não vê a política com um fim em si mesmo, mas como um meio de crescimento pessoal e profissional, pois quer marcar a diferença com uma atuação realista e pautada nas negociações transparentes. Almeja manter-se por mais de um pleito e gostaria de atuar sempre a favor da comunidade, com espírito aberto e atento às demandas – mantendo uma postura de escuta e, sempre que possível, procurará atender aos mais diversos pedidos.