Ocorrências da Sessão (4ª Solene da 1ª Sessão Legislativa da 10ª Legislatura)
A MESTRE DE CERIMÔNIA DA PREFEITURA, SENHORA GLEICE MEDEIROS, DEU AS BOAS-VINDAS A TODOS OS PRESENTES NA 4ª SESSÃO SOLENE DA 1ª SESSÃO LEGISLATIVA DA 10ª LEGISLATURA. SOLENIDADE EM CELEBRAÇÃO AO DIA DO EVANGÉLICO, PROMOVIDA PELA CÂMARA MUNICIPAL E PREFEITURA DE PARAUAPEBAS.
FALOU SOBRE A ALEGRIA DE PARTICIPAR DE UMA NOITE TÃO ESPECIAL, DESTACOU QUE ESTAMOS VIVENDO TEMPOS DIFÍCEIS, MAS O NOSSO DEUS QUE ESTÁ NO CÉU, SABE DE TODAS AS COISAS E O MELHOR ESTÁ POR VIR PARA A NOSSA CIDADE.
SALIENTOU QUE ESTE CULTO É UM RECONHECIMENTO PÚBLICO À FORÇA, À FÉ E AO IMPACTO DA COMUNIDADE EVANGÉLICA EM PARAUAPEBAS. QUE O PREFEITO AURÉLIO GOIANO VALORIZA OS PRINCÍPIOS DA FÉ, PROMOVENDO INICIATIVAS COMO ESTA, QUE FORTALECEM OS LAÇOS ENTRE O PODER PÚBLICO E A COMUNIDADE CRISTÃ.
CONVIDOU PARA COMPOR A MESA DE HONRA E PRESIDIR A SOLENIDADE, O EXCELENTISSIMO SENHOR PREFEITO DE PARAUAPEBAS, SENHOR AURELIO GOIANO, O VICE-PREFEITO DE PARAUAPEBAS, SENHOR CHICO DAS CORTINAS, O COORDENADOR DO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS RELIGIOSOS DE PARAUAPEBAS, PASTOR GERARDO TEIXEIRA, O VEREADOR ZÉ DA LATA E O VEREADOR SADISVAN PEREIRA.
A CERIMONIALISTA CONVIDOU A TODOS PARA FICAREM DE PÉ, PARA OUVIREM OS HINOS NACIONAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.
APÓS A EXECUÇÃO DOS HINOS, A CERIMONIALISTA LEU UMA MENSAGEM DO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS RELIGIOSOS DE PARAUAPEBAS – DARP, QUE FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CELEBRAR O DIA MUNICIPAL DO EVANGÉLICO.
A MENSAGEM EXPLICA QUE O DIA MUNICIPAL DO EVANGÉLICO, CELEBRADO EM 11 DE JUNHO, FOI OFICIALMENTE INSERIDO NO CALENDÁRIO DE EVENTOS DO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS, POR MEIO DA LEI MUNICIPAL Nº 4.969, DE 19 DE JULHO DE 2017. QUE SE TRATA DE UMA DATA DE RECONHECIMENTO, CELEBRAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA COMUNIDADE EVANGÉLICA, QUE EXERCE UM PAPEL FUNDAMENTAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA, SOLIDÁRIA E FRATERNA.
EXPÕE QUE A TRAJETÓRIA DO CRESCIMENTO EVANGÉLICO EM NOSSO MUNICÍPIO REFLETE NÃO APENAS O AUMENTO NO NÚMERO DE FIÉIS, MAS TAMBÉM O FORTALECIMENTO DE VALORES QUE CONTRIBUEM DIRETAMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL, ESPIRITUAL E HUMANO DE PARAUAPEBAS. SEGUNDO DADOS DO IBGE, EM 2000 HAVIA APROXIMADAMENTE 19.600 EVANGÉLICOS NA CIDADE. EM 2010, ESSE NÚMERO SUBIU PARA 54.900, E A ESTIMATIVA PARA 2019 JÁ ULTRAPASSAVA 86 MIL PESSOAS, DEMONSTRANDO A EXPRESSIVA RELEVÂNCIA DESSE SEGMENTO NA VIDA DA COMUNIDADE LOCAL.
AFIRMA QUE AS IGREJAS EVANGÉLICAS, ALÉM DE PROMOVEREM A FÉ, DESENVOLVEM UM PAPEL SOCIAL INDISPENSÁVEL, ACOLHENDO FAMÍLIAS, OFERECENDO APOIO ESPIRITUAL, SOCIAL E EMOCIONAL, ALÉM DE REALIZAREM DIVERSOS PROJETOS COMUNITÁRIOS QUE BENEFICIAM TODA A SOCIEDADE, INDEPENDENTEMENTE DE CRENÇA.
REFORÇA QUE CELEBRAR ESSA DATA É REAFIRMAR A IMPORTÂNCIA DA LIBERDADE RELIGIOSA, DO FORTALECIMENTO DOS PRINCÍPIOS CRISTÃOS E DO COMPROMISSO COM O BEM-ESTAR COLETIVO.
QUE É TAMBÉM UMA OPORTUNIDADE DE RECONHECER E AGRADECER A CONTRIBUIÇÃO QUE A COMUNIDADE EVANGÉLICA OFERECE DIARIAMENTE, POR MEIO DE AÇÕES QUE PROMOVEM A PAZ, A SOLIDARIEDADE, A TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS E O FORTALECIMENTO DOS VALORES QUE SUSTENTAM NOSSA SOCIEDADE.
FINALIZOU DIZENDO QUE ESTE É UM MOMENTO ESPECIAL PARA HONRAR E CELEBRAR A ATUAÇÃO DA COMUNIDADE EVANGÉLICA NO DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL, SOCIAL E HUMANO DE PARAUAPEBAS.
APÓS A LEITURA DA MENSAGEM, A CERIMONIALISTA PASSOU A PALAVRA AO VEREADOR ZÉ DA LATA. EM SEU PRONUNCIAMENTO, ESTE CUMPRIMENTOU A TODOS E FALOU QUE COLOCOU SEU MANDATO À DISPOSIÇÃO DE TODA COMUNIDADE EVANGÉLICA DE PARAUAPEBAS, DESDE O PRIMEIRO DIA DE MANDATO. RESSALTOU QUE TEM SEGUIDO DESSA FORMA, E QUE O MANDATO CONTINUA À DISPOSIÇÃO DA FAMÍLIA EVANGÉLICA DE PARAUAPEBAS E AGRADECEU A TODOS.
A CERIMONIALISTA PASSOU ENTÃO A PALAVRA AO VEREADOR SADISVAN PEREIRA, QUE LEU UM VERSÍCULO DA BIBÍLIA. FALOU SOBRE A IMPORTÂNCIA DE SE CONFIAR E ADORAR À DEUS. PARABENIZOU O PASTOR GERARDO PELO TRABALHO DESENVOLVIDO E AGRADECEU A TODOS.
PROSSEGUINDO, A CEROMILISTA CONVIDOU O PASTOR GERARDO PARA FAZER USO DA PALAVRA. ESTE AGRADECEU AO PREFEITO, SENHOR AURÉLIO GOIANO, CUMPRIMENTOU A COMUNIDADE EVANGÉLICA, A TODOS QUE REALIZAM UM TRABALHO SOCIAL, E AOS PASTORES PRESENTES.
A CERIMONIALISTA PASSOU A PALAVRA AO VICE-PREFEITO DE PARAUAPEBAS, SENHOR CHICO DAS CORTINAS. ESTE LEU UM VERSÍCULO DA BÍBLIA, RESSALTOU A IMPORTÂNCIA DA REALIZAÇÃO DE UM EVENTO COMO ESTE, PARABENIZOU AO PASTOR GERADO E SE COLOCOU À DISPOSIÇÃO PARA APOIAR AS CAUSAS EVANGÉLICAS.
A CERIMONIALISTA PASSOU A PALAVRA AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO DE PARAUAPEBAS, SENHOR AURELIO GOIANO, QUE CUMPRIMENTOU A TODOS OS PASTORES PRESENTES, RELEMBROU A ÉPOCA EM QUE TRABALHAVA NA RÁDIO E COMEÇAVA O DIA COLOCANDO HINOS DE LOUVOR. PEDIU PARA TODOS FICAREM DE PÉ, PARA FAZEREM 1 MINUTO DE SILÊNCIO EM HOMENAGEM AO EX-VEREADOR MARCELO PARCEIRINHO, JÁ FALECIDO, UM GRANDE DEFENSOR DAS CAUSAS EVANGÉLICAS. DESTACOU QUE A COORDENAÇÃO DE DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS RELIGIOSOS DE PARAUAPEBAS ESTÁ DE PORTAS ABERTAS PARA TODAS AS RELIGIÕES, INCLUSIVE AS RELIGIÕES DE MATRIZES AFRICANAS. FINALIZOU AGRADECENDO AO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE PARAUAPEBAS, SENHOR ANDERSON MORATORIO, PARABENIZOU A TODOS OS EVANGÉLICOS E AGRADECEU AOS PRESENTES.
PASSOU A PALAVRA AO VEREADOR MICHEL CARTEIRO, QUE FEZ SEU PRONUNCIAMENTO AGRADECENDO AOS PRESENTES, AO PREFEITO DE PARAUAPEBAS E AO PASTOR GERARDO. LEU UM VERSÍCULO DA BÍBLIA E SE DESPEDIU.
A CERIMONIALISTA RETOMOU A PALAVRA PEDINDO QUE OS PRESENTES REPETISSEM PARA A PESSOA QUE ESTÁ AO LADO, O SLOGAN DO PREFEITO: “O NADA COM DEUS É TUDO! E O TUDO SEM DEUS É NADA!”.
APÓS ESTE ATO, DESFEZ A MESA E PASSOU A PALAVRA AO PASTOR GERARDO, QUE PASSARÁ A CONDUZIR UM CULTO.
DANDO CONTINUIDADE AO EVENTO, O PASTOR GERARDO AGRADECEU AOS MAIS DE 50 PASTORES PRESENTES NO EVENTO, E CONVIDOU SUA FILHA, LUANA MELO, PARA CANTAR UM LOUVOR.
APÓS A APRESENTAÇÃO DO LOUVOR, PASTOR GERARDO SEGUIU FAZENDO A LEITURA DE ALGUNS VERSÍCULOS DA BÍBLIA, EM SEGUIDA, HOUVE A APRESENTAÇÃO DO CORAL DA IGREJA.
PROSSEGUINDO COM O CULTO, PASTOR GERARDO PASSOU A PALAVRA AO PASTOR JOSÉ CARLOS LOPES, PARA MINISTRAR A PALAVRA.
APÓS A MINISTRAÇÃO, O PASTOR GERARDO RETOMOU A PALAVRA, AGRADECEU A OPORTUNIDADE E A TODOS OS PRESENTES. FEZ SEU DISCURSO DE AGRADECIMENTO, UMA BÊNÇÃO FINAL E ENCERROU A SESSÃO SOLENE.